3 pontos essenciais para uma obra sem dor de cabeça.
![](https://static.wixstatic.com/media/aad8f0_2146c3655f0243e4a0f2d91486e943e7.jpg/v1/fill/w_520,h_237,al_c,q_80,enc_auto/aad8f0_2146c3655f0243e4a0f2d91486e943e7.jpg)
1º Ponto – Planejar a obra
Para ter uma obra bem executada, sem dores de cabeça, o primeiro passo é se fazer um bom planejamento. Uma boa gestão de obra não começa quando a primeira equipe vai ao canteiro, começa muito antes, ainda na concepção do projeto, onde é muito importante a presença do gestor da obra nas discussões dos projetos executivos. Assim, ele vai se familiarizando com os projetos e consegue visualizar melhor onde cada etapa vai ser impactada por mudanças de projeto ou ajustes que tenham que ser feitos durante a execução da obra.
2º Ponto – Acompanhamento da obra
Após o planejamento inicial estar completo, com todas as etapas já planejadas, deve-se acompanhar a obra de perto, observando as medições, os principais erros e os prazos de cada uma das atividades. Durante a gestão da obra é necessário ter todas as documentações em dia, os projetos controlados com suas revisões anotadas e uma comunicação muito clara e eficaz com o cliente/contratante. Com essa grande quantidade de informações é importante se ter um procedimento para atualização de cada um desses dados. Realizar reuniões periódicas para se ajustar o planejamento, com todos os envolvidos da obra presentes, é primordial para se ter a gestão de obra em dia. Muitos problemas são resolvidos apenas com o ajuste do planejamento.
3º Ponto – Vistoria da obra
Por fim, depois de a obra estar pronta, é muito importante se ter o acompanhamento dos serviços prontos e verificar cada uma das unidades, registrar a vistoria e fazer uma inspeção junto com o cliente, conferindo se ficou alguma falha e corrigí-las o quanto antes. Não podendo esquecer o aceite do cliente documentado e de entregar todas as informações sobre garantia e assistência técnica do imóvel.